Casa das Canecas

O programa está dividido em dois blocos. A ala social da casa está à frente, e configura-se como uma espécie de varanda coberta de grandes dimensões (12m de vão e 3,50m de pé-direito), que se abre para a área externa onde estão piscina, deck e o gramado. O bloco íntimo ao fundo é rebaixado em relação ao social, criando uma variação na volumetria da casa, o que garante um pé-direito mais baixo para a suíte principal e outros dois dormitórios.

A sala é constantemente iluminada e arejada, aberta por portas de vidro que correm em duas direções, e garantem a abertura total do vão.

A escolha dos materiais surgiu naturalmente do partido e processo construtivo adotado.

O concreto se manteve aparente e o tijolo solo-cimento não foi revestido, gerando uma textura alaranjada e reforçando o contraste entre os blocos intimo e social.

A piscina foi revestida em pastilha preta gerando um efeito de espelho d’ água constante.

A grande coleção de canecas da cliente dá nome ao projeto.

 

Ficha

Local: Tatuí – SP

Área Terreno: 1085m²

Área Construída: 255m²

Início Projeto: 2014

Conclusão Obra: 2016

Construtora: JS Mundial

Fornecedores: Inovar Esquadrias, Lajes M3SP, Ladrilhos Saltense, MR Vidros, Serralheria César Gribel, Marcenaria LW

Estrutura: Gama Z

Perspectivas: Ulysses Horta

Fotos: Eduardo Figueiredo

Se perguntarmos para as pessoas qual o sonho de um projeto de casa, a maioria responderá: tantos quartos, tantos banheiros, tantas salas, tantos metros quadrados, etc...

Eu faço parte da minoria!! Eu respondi: quero uma casa iluminada, arejada, moderna, com aconchego para receber um casal de amigos pra um jantar, espaço para receber uma galera pra um churrasco, e conforto para acolher minha família num fim de semana de verão, desfrutando da piscina!
E foi assim que a Casa das Canecas nasceu, de sensações que eu esperava sentir no meu lar!

E acredito que esse seja o trabalho dos arquitetos, especialmente do Hum: transformar nossas sensações em tijolo sobre tijolo, teto sobre nossas cabeças, no nosso lar!

Hoje a Casa das Canecas é, de fato, o ponto de encontro da minha família e dos meus amigos! Muitos sacos de carvão já foram queimados na churrasqueira por aqui...

Taís

Outros Projetos